sábado, 9 de maio de 2009

Sugestão I

«Um dia hás-de ir para África. Escolhe Moçambique. É ali que se sente o peso da nossa maravilhosa aventura, da nossa viagem, da nossa ousadia, do peso dos nossos antepassados. Se sentires o que eu senti, não trairás a nossa memória. Não te encantes com as sereias que te chamam. Amarra-te ao cheiro da terra molhada.»

O Meu Avô Africano
Aniceto Afonso
Casa das Letras

Carlos Matos Gomes acerca do livro: «Neste tão fascinante quanto delicado romance somos convidados a acompanhar a conversa travada entre um avô, soldado expedicionário a Moçambique, no início do século XX, e o seu neto, capitão, combatente do último conflito e que, nesse mesmo Moçambique, enfrenta os dilemas da sua geração de militares, dilacerados entre a realidade que anuncia o fim do Império e os conceitos que os nortearam, os juramentos a que se obrigaram.»

A ler!!!

Lançamento 2.ª feira, dia 25 de Maio, Fnac Chiado, 18h30

Aniceto Afonso
Oficial do Exército, Aniceto Afonso nasceu em Vinhais em 1942. Concluiu o curso da Academia Militar em 1963. Cumpriu comissões em Angola e em Moçambique. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e fez um mestrado em História Contemporânea de Portugal, pela mesma faculdade. Foi director do Arquivo Histórico Militar de 1993 a 2007, integrando vários grupos de trabalho e comissões relacionadas com os arquivos de militares, a documentação e História. É membro da Comissão Portuguesa de História Militar. Publicou Anos da Guerra Colonial; Portugal e a Grande Guerra; e Guerra Colonial – Angola, Guiné, Moçambique, 1997-1998 (todos com Carlos de Matos Gomes). É autor de Portugal e a Grande Guerra de 1914-1918; História de uma Conspiração: Sinel de Cordes e o 28 de Maio e Diário da Liberdade. Colaborou na História de Portugal e na História Contemporânea de Portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

é a minha terra :)
vou anotar o livro

Rui Sousa disse...

boa leitura!
tem tudo para ser um excelente livro!
até breve,
rui