sexta-feira, 13 de março de 2009

José António Tenente & Paula Rego

A abertura da ModaLisboa (Inverno 2010) não poderia ter sido melhor… A honra foi dada ontem ao José António Tenente, e muito bem!

Em entrevista à Daily ModaLisboa, Tenente faz uma interessante analogia entre arquitectura e moda. Manifesta ainda a sua admiração pelo universo de Paula Rego, ponto de partida para a colecção apresentada.

[…]
O que o fascina nesta área criativa, que o levou a trocar o curso de arquitectura pelo de Design de Moda?
Tem a ver com esta capacidade, esta possibilidade de trabalhar com um universo muito alargado de referências, de possibilidades e ideias. Acho que na moda tudo nos é permitido. Relativamente à arquitectura, guardei o método de trabalho do desenho, de experimentar no papel, mas a moda tem a grande vantagem de ser muito mais imediata. Em arquitectura podemos desenhar durante anos até que a obra esteja construída: o projecto feito, as alterações. Claro que na moda também há muita coisa que pode ficar no papel, mas na realidade se nós quisermos muito, uma peça pode ser pensada de manhã e estar feita à tarde.

[…]
Fale-nos um pouco do tema e da proposta da colecção que vai apresentar hoje.
Esta colecção tem como ponto de partida o universo da pintura da Paula Rego, que é um universo que a mim me inspira particularmente. Organizámos a colecção como quadros e a selecção dos quadros também recaiu naqueles que têm um aspecto decorativo mais evidente, mesmo que tenham uma história por trás, como todos sempre têm, que passa da primeira leitura que se faz do quadro. Escolhemos aqueles que são mais emblemáticos da própria obra da Paula Rego e depois também têm uma possibilidade de desenvolvimento a nível da nossa área.

3 comentários:

Anónimo disse...

Rui,
Exccelente desfile, de facto!

Vi-te lá, estavas com muito estilo, claro! Giro! Óbvio...

um beijo,

teresa c.

Rui Sousa disse...

olá Teresa!
obrigado.
não te vi, podias ter vindo ter comigo...
beijos
rui

Anónimo disse...

Tu estavas na bancada oposta da minha... E quando o desfile terminou foi a confusão... Não voltei a ver-te...
Já tenho saudades das nossas conversas.
Beijos
T.