
terça-feira, 30 de junho de 2009
1940-2009

domingo, 28 de junho de 2009
Nem mais...
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Filosofia musical
Este é o meu disco mais filosófico, no sentido em que aborda questões da vida e da morte, o que estamos aqui a fazer e para onde vamos, mas encaradas de uma forma natural, não temos de nos deprimir por levantarmos estas questões.
Para mim as músicas nunca estão prontas. Há um ano, diria que o disco teria três temas cantados em português e o resto tudo instrumental. Mas com o tempo as músicas vão mudando e mudam-nos a nós.
Se mudam, Rodrigo, se mudam!... Já tinha dito que é obrigatório ouvir?
terça-feira, 23 de junho de 2009
De qualquer modo
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Sambé a somar
O bailarino português Marcelino Sambé, de 15 anos, venceu na quinta-feira o XI Concurso Internacional de Artistas de Bailado e de Coreógrafos de Moscovo (teatro Bolshoi), numa luta renhida entre 40 candidatos ao prémio na categoria júnior.Marcelino Sambé ganhou a medalha de prata, não tendo sido atribuída a medalha de ouro. A competição decorreu em três etapas e o português conseguiu vencer na última etapa, em que participaram 20 bailarinos.
domingo, 21 de junho de 2009
sábado, 20 de junho de 2009
inÚTILreVISTA
Com direcção de Ana Lacerda, Maria Quintans e João Concha, acabou de ser criada a inÚTILreVISTA, sob o seguinte mote:
quarta-feira, 17 de junho de 2009
"Quase Famosos" meet Madchester
O Frágil volta a receber os Quase Famosos, um grupo de DJ’s.The Stone Roses foi um dos mais influentes grupos de rock inglês (décadas de 80 e 90), formando juntamente com o Happy Mondays e o The Charlatans o movimento conhecido como Madchester, na cidade de Manchester, Inglaterra.
De acordo com Nuno Costa Santos, um DJ quase famoso: «...é bom sublinhar que a coisa de Madchester é apenas o mote. Ou seja: também se vai poder ouvir The Whitest Boy Alive no Frágil. Importante é a festa, o convívio, a coreografia.» Ricardo Esteves Correia, outro DJ a caminho da fama :-), concorda!!!! Lá estarei, Ricardo!
sábado, 13 de junho de 2009
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Favorito
Edward Hopper Realista imaginativo, retratou com subjectividade a solidão urbana e a estagnação do homem causando ao observador um impacto psicológico. A obra de Hopper sofreu uma forte influência dos estudos psicológicos de Freud e da teoria intuicionista de Bergson, que buscavam uma compreensão subjectiva do homem e dos seus problemas. O tema das pinturas de Hopper são as paisagens urbanas, porém, desertas, melancólicas e iluminadas por uma luz estranha. "Os edifícios, geralmente enormes e vazios, assumem um aspecto inquietante e a cena parece ser dominada por um silêncio perturbador" (Proença, 1990, p. 165). Expressão de solidão, vazio, desolação e estagnação da vida humana, expresso pelas figuras anónimas que jamais se comunicam. Pinturas que evocam silêncio, reserva, com um tratamento suave, exercendo frequentemente forte impacto psicológico.




terça-feira, 9 de junho de 2009
Pointe to Point
13 e 14 Junho
Instalações, performances, vídeos, espectáculos, palestras
Vários artistas
Auditório, Foyer e Salão Macau
16.00-23.00
Co-produção: alkantara festival/Fundação Oriente
Dezasseis artistas oriundos de vários países europeus e asiáticos apresentam-se ao público lisboeta com um programa que se prolonga ao longo de dois dias.
alkantara acolhe pelo primeira vez o projecto Pointe to Point - Encontro de Dança Ásia-Europa, uma iniciativa de intercâmbio da Asia-Europe Foundation (ASEF) que tem como objectivo capacitar artistas da Ásia e da Europa a reflectirem sobre a sociedade contemporânea através das suas expressões artísticas individuais.
Mais informações no site alkantara (http://www.alkantara.pt/), através do tel. 213 152 267 ou e-mail alkantara@alkantara.pt.
PROGRAMA NO MUSEU DO ORIENTE
13 e 14 Junho
16.00-23.00
Ana Trincão [Portugal]
TIMELINE
Instalação/documentação
I-Chen Zufellato [Itália]
BROADCASTING FAGARAZZI & ZUFFELLATO
Instalação vídeo
13 Junho
16.00
Sioned Huws [Reino Unido]
‘AOMORI PROJECT’ LISBON
Espectáculo dança 25’
16.30
Abhilash Ningappa [Índia]
LIFE UNEDITED
Palestra vídeo 35’
17.15
Paloma Calle [Espanha]
ZOO
Performance 15’
17.45
Fhami Fadzil [Malásia]
WAYANG WHAT?!
Espectáculo teatro/instalação 45’
19.00
Daniel K [Singapura]
Q&A (FULL PIECE TENTATIVELY)
Espectáculo dança 50’
21.30
Dick Wong [China]
B.O.B.* - VERSION 1.0
Espectáculo dança 15’
22.00
Antonio Tagliarini [Itália]
SHOW
Espectáculo dança 60’
14 Junho
16.00
Citra Pratiwi [Indonésia]
THREE O
Vídeo 30’
16.45
Nunu Kong [China]
HOW I DO WHAT I DO IN AND OUT OF CHINA
Palestra vídeo 30’
17.30
Takao Kawaguchi [Japão]
GOOD LUCK (EXCERPT)
Espectáculo dança 35’
18.15
Teresa Prima [Portugal]
PROJECTO B PARA POINTE TO POINT
Palestra/performance 30’
19.00
Seon-Ja Seo [Coreia]
A GESTURE OF PLACATING
Espectáculo dança 30’
19.45
Joavien Ng [Singapura]
BODY SWAP
Performance/instalação 30’
21.30
João Evangelista [Portugal]
HOLDING A TIGER BY THE TAIL (OR LIFE IS NOT A DRESS REHEARSAL)
Espectáculo dança 45’
22.30
Cosmin Manolescu [Roménia]
SUPERSOMETHING [PTP VERSION 01]
Espectáculo dança e apresentação vídeo 30’
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Ainda os 4 coreógrafos
Jornal Público3 de Junho, 21h, Teatro Camões
Meia sala
Rui Lopes Graça com À flor da pele, Vasco Wellenkamp com Fauno e Marguerite Donlon com Strokes through the tail.
domingo, 7 de junho de 2009
«»
Irrita-me a felicidade de todos estes homens que não sabem que são infelizes. A sua vida humana é cheia de tudo quanto constituiria uma série de angústias para uma sensibilidade verdadeira. Mas como a sua verdadeira vida é vegetativa, o que sofrem passa por eles sem lhes tocar na alma, e vivem uma vida que se pode comparar à de um homem com dor de dentes que houvesse recebido uma fortuna - a fortuna autêntica de estar vivendo sem dar por isso, o maior Dom que os deuses concedem, porque é o Dom de lhes ser semelhante, superior como eles (ainda que de outro modo) à alegria e à dor. Por isto contudo os amo a todos. Meus queridos vegetais!Excerto de O Livro do Desassossego
sexta-feira, 5 de junho de 2009
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Dischi straordinari
Indo além das capas, este livro traz a arte no desenho dos próprios discos de vinil numa panóplia de cores e desenhos. Mais de 400 foram reunidos, de músicos que atravessam gostos e gerações – The Beatles, Elvis, Queen, Pink Floyd e Prince são apenas alguns exemplos.Edição: Taschen
Formato: 240 x 240, 432 pág.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
A magia da montanha
Pela primeira vez, «A Montanha Mágica», de Thomas Mann é traduzida para português directamente do alemão por Gilda Lopes Encarnação. Foram necessários 2 anos para traduzir as 1000 páginas do original (816 em português).Resumindo as 816 páginas: história de um jovem engenheiro naval alemão, Hans Castorp, que se desloca a Davos para tratar de uma anemia e, também, para visitar o seu primo, Joachim Ziemssen, que se encontra internado num sanatório para pessoas que sofrem de doenças respiratórias. Porém, durante a visita, Hans, apresenta sinais que indicam estar infectado com tuberculose e a sua partida vai sendo constantemente adiada, por motivos de saúde, ao longo de meses e anos. Aos poucos, Hans vai-se desligando da família, da carreira e do tempo, sentindo-se atraído pela doença e pela morte. Uma curta visita de 3 semanas prolonga-se por 7 anos.
Uma das particularidades desta obra tem a ver com a sua estrutura extravagante: cada capítulo é maior que o anterior (o primeiro tem 17 páginas, o último tem 215). Por outro lado, nas secções iniciais o tempo passa muito devagar, enquanto que para o final os anos sucedem-se em breves frases. Isto corresponde à experiência do protagonista no sanatório nas montanhas: “o tempo das pessoas não interessa para nada” e a “unidade mínima é o mês”.
terça-feira, 2 de junho de 2009
"Bordaliana"
Ainda que algumas formas se repitam, a identidade de cada peça é conferida pelas cores e padrões dos naperons que as revestem. Por exemplo, o touro cobriu-se de rendas de bilros vermelhas, o lobo tem rosetas creme, o burro tem o padrão oriental e a vespa veste rendados da Madeira.
Uma forma de homenagear Rafael Bordalo Pinheiro numa altura em que a fábrica das Caldas vivia a ameaça de encerramento. Felizmente, a ameaça desvaneceu-se…
Obrigatório visitar!
“Bordaliana”
28 de Maio 2009 - 11 de Julho 2009
Espaço Fundação PLMJ
Rua Rodrigues Sampaio n.º 29
Lisboa
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Body Memory
Entre os universos da performance, do teatro e da dança, Body Memory de Sylvia Rijmer, dirige-se especificamente ao público da não-dança. Por vezes mais séria, outras vezes cómica, Body Memory é uma peça em que se procura responder às questões por vezes simples e por vezes mais complicados com que frequentemente saímos de uma sala de espectáculos. Metafonia em DVD
Na próxima 5ª feira, os Madredeus editam o DVD Concerto Estúdio - Ao Vivo no Teatro Ibérico. Trata-se de um dos concertos de Metafonia, disco editado em 2008 (após a saída da Teresa Salgueiro).
Guitarra clássica: Pedro Ayres
Sintetizadores: Carlos Maria Trindade
Vozes: Mariana Abrunheiro e Rita Damásio
Harpa: Ana Isabel Dias
Violino: Jorge Varrecoso
Percussão e bateria: Ruca Rebordão e Babi Bergamini
Guitarra eléctrica: Sérgio Zurawski
Baixo: Gustavo Roriz

Alinhamento:
01. Vou
02. O Eclipse
03. Ajuda
04. Um amor infinito
05. Anseio
06. A estrada da montanha
07. Coisas pequenas
08. A profecia atlântica
09. Uma pausa
10. Um amor, assim
11. O labirinto parado
12. O Paraíso
13. Dança de Outono
14. Flor do Alentejo
15. Só o amor pode
16. Agora
17. Lisboa do mar
18. Inventar
19. Uma caipirinha
20. Voava na noite
21. A comunhão
22. O mar
23. Ecos na catedral
24. Ao crepúsculo







