sábado, 21 de novembro de 2009

_._._._._

Ao que parece, Nicolas Sarkozy pretende trasladar os restos mortais do escritor Albert Camus para o Panteão francês, em Paris (onde já estão Voltaire, Rousseau e Émile Zola). Apesar de ser necessária a autorização prévia da família do escritor, falecido em 1960, a iniciativa do Presidente francês terá tido como ponto de partida um encontro com a filha de Camus, no final de 2007, por altura dos 50 anos da atribuição do prémio Nobel da Literatura.

Os últimos escritores a serem trasladados para o Panteão foram André Malraux, em 1996, e Alexandre Dumas, em 2002, ambos por iniciativa do então Presidente, Jacques Chirac.

3 comentários:

Abssinto disse...

Hum...mas ele não era francês (bem, deve ter-se nacionalizado)...

SHARP disse...

Das últimas vezes que visitei o teu blog passei por esta imagem e sempre com vontade de comenta-la...

Existem imagens que me transcendem pela sua simplicidade, por vezes o simples olhar, cor, fundo despertam-me um sentimento que não consigo transmitir por palavras.

Belíssima imagem............

Rui Sousa disse...

a foto é enigmática.

aparentemente, o que importa está do "lado de cá", para onde Camus olha atentamente. do "lado de lá", tudo é turvo, indefinido, irrelevante.

uma homenagem aos seus leitores, talvez. ou apenas uma foto circunstancial em que nem fotógrafo nem fotografado pensaram em nada disto.

gosto. muito.