terça-feira, 24 de novembro de 2009

Save the date

Aqui fica o texto que me valeu um convite duplo para o CCB...
.
O que significa a matriz da música portuguesa?
.
A matriz da música portuguesa traduz os primórdios da nossa alma, do nosso sentir, do nosso ser, do nosso Portugal profundo. O seu panorama é composto por cantilenas, cantigas de trovadores, canções tradicionais, sempre carregadas de um romantismo muito nosso ou, pura e simplesmente, o registo da nossa (interessante) forma de viver e sentir. Temos, assim, o vira, o malhão, o corridinho, o fado castiço, o fado canção e a canção urbana.
.
Tudo aquilo é-nos oferecido no último trabalho de Teresa Salgueiro, "Matriz". Com efeito, o CD abraça a música antiga (desde o séc. XIII com letras de D. Dinis e João Zorro, ainda em português arcaico), música popular e tradicional (com diversas músicas de domínio popular, algumas delas sem qualquer registo até à data, passando pelo Fado) e, finalmente a música contemporânea (Carlos Paredes, Fausto, Fernando Lopes Graça).
.
Sem dúvida que foi efectuado um valiosíssimo trabalho de recolha do nosso património musical já esquecido, o que confere ao disco um inestimável valor documental (nota especial para "Senhora do "Almurtão", Vira da Desfolhada", "Malhão de Cinfães" e "Canção da Roda"), sem esquecer as músicas contemporâneas, com destaque para "Por este rio acima" do Fausto.
.
Por tudo isto, um grande bem-haja.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Amigo!
Adorei o texto... só podias mesmo ter ganho!
Sempre tiveste o dom da escrita..

Parabéns!
Bjinho
Ana Isabel

Rui Sousa disse...

:-))

obrigado, beijinhos.