Joana Vasconcelos encomendou em 2005 um lote de 11 animais à Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro. Quatro anos depois, o lagarto, a cabeça de touro, a rã, o sardão, o caranguejo, a cabeça de cavalo ou de burro, a lagosta e a vespa aparecem revestidos de naperons de croché, numa exposição intitulada “Bordalina”.
Os 11 bicharocos recuperados a partir do genial e fantástico bestiário criado por Bordalo Pinheiro (1846-1905), 120 anos depois de o artista os ter levado à Exposição Universal de Paris!!!
Ainda que algumas formas se repitam, a identidade de cada peça é conferida pelas cores e padrões dos naperons que as revestem. Por exemplo, o touro cobriu-se de rendas de bilros vermelhas, o lobo tem rosetas creme, o burro tem o padrão oriental e a vespa veste rendados da Madeira.
Uma forma de homenagear Rafael Bordalo Pinheiro numa altura em que a fábrica das Caldas vivia a ameaça de encerramento. Felizmente, a ameaça desvaneceu-se…
Obrigatório visitar!
“Bordaliana”
28 de Maio 2009 - 11 de Julho 2009
Espaço Fundação PLMJ
Rua Rodrigues Sampaio n.º 29
Lisboa
3 comentários:
Gosto bem da Joana e sigo o seu trabalho! é uma excelente união a dela com a obra do Bordalo Pinheiro, já tinha visto no CÂmara Clara. grande artista! e gosto do charme meiko indecente que as rendas adquirem! Não é só por isso mas também é por isso que gosto tanto do bar Napron no bairro alto:)
abssinto
:-)
gosto da obra da joana vasconcelos
gosto do bordalo pinheiro
gosto da junção de ambos
gosto da expressão "charme indecente que as rendas adquirem"!!!
h., um grande abraço,
rui
não é caranguejo...(meu signo)
é uma lagosta...pelo menos parece!ehhe
Enviar um comentário