terça-feira, 2 de junho de 2009

"Bordaliana"



Joana Vasconcelos encomendou em 2005 um lote de 11 animais à Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro. Quatro anos depois, o lagarto, a cabeça de touro, a rã, o sardão, o caranguejo, a cabeça de cavalo ou de burro, a lagosta e a vespa aparecem revestidos de naperons de croché, numa exposição intitulada “Bordalina”.
Os 11 bicharocos recuperados a partir do genial e fantástico bestiário criado por Bordalo Pinheiro (1846-1905), 120 anos depois de o artista os ter levado à Exposição Universal de Paris!!!

Ainda que algumas formas se repitam, a identidade de cada peça é conferida pelas cores e padrões dos naperons que as revestem. Por exemplo, o touro cobriu-se de rendas de bilros vermelhas, o lobo tem rosetas creme, o burro tem o padrão oriental e a vespa veste rendados da Madeira.

Uma forma de homenagear Rafael Bordalo Pinheiro numa altura em que a fábrica das Caldas vivia a ameaça de encerramento. Felizmente, a ameaça desvaneceu-se…

Obrigatório visitar!

“Bordaliana”
28 de Maio 2009 - 11 de Julho 2009
Espaço Fundação PLMJ
Rua Rodrigues Sampaio n.º 29
Lisboa

3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto bem da Joana e sigo o seu trabalho! é uma excelente união a dela com a obra do Bordalo Pinheiro, já tinha visto no CÂmara Clara. grande artista! e gosto do charme meiko indecente que as rendas adquirem! Não é só por isso mas também é por isso que gosto tanto do bar Napron no bairro alto:)

abssinto

Rui Sousa disse...

:-)
gosto da obra da joana vasconcelos
gosto do bordalo pinheiro
gosto da junção de ambos
gosto da expressão "charme indecente que as rendas adquirem"!!!

h., um grande abraço,

rui

Anónimo disse...

não é caranguejo...(meu signo)
é uma lagosta...pelo menos parece!ehhe