sexta-feira, 31 de julho de 2009

Há 65 anos...

A 31 de Julho de 1944, os radares perderam o rasto de um dos seus aviões Lightning P38 no Mediterrâneo, pilotado por Antoine de Saint-Exupéry.

Apesar de já terem passado 65 anos, apenas no ano passado se soube o que aconteceu naquele dia. Horst Rippert, um piloto alemão de 88 anos, abateu o avião do piloto e escritor.

Saint-Exupéry (1900-1944) deixou obras como "Voo Nocturno", "A Cidadela", "Terra dos Homens" e "O Principezinho”.

Nascido a 29 de Junho de 1900, em Lyon, Saint-Exupery fez o serviço militar em Estrasburgo, foi repórter na Guerra Civil Espanhola em 1937 e, dois anos depois, mobilizado como capitão. Desmobilizado, voltará à aviação anos depois, e, em 1944, o avião que pilotava caiu no mar. Começava a lenda.

2 comentários:

Anónimo disse...

exacto, eu sabia q nao tinha se sabido nada mais do seu paradeiro...grande obra esta...a mim, toca-me mt a questão do cativar, dialogo estabelecido entre a raposa e o principezinho.

Rui Sousa disse...

(...)Ando à procura de amigos. Que significa “cativar”?
- É uma coisa de que toda a gente se esqueceu, disse a raposa. Significa “criar laços”...
- Criar laços?
- Isso mesmo, disse a raposa. Para mim, não passas, por enquanto, de um rapazinho em tudo igual a cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. Para ti, não passo de uma raposa igual a cem mil raposas. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Serás para mim único no Mundo. Serei única no Mundo para ti.(...)