segunda-feira, 27 de julho de 2009

RIP Merce Cunningham

Merce Cunningham
1919 - 2009

A dança volta a ficar mais pobre. Pouco depois de Pina Bausch, foi a vez de Merce Cunningham.
Aqui fica um texto seu do qual gosto bastante e que já tive oportunidade de publicar anteriormente.
"Yes it's difficult to talk about dance. It’s not so much intangible as evanescent. I compare ideas on dance, and dance itself, to water. Surely, describing a book is certainly easier than describing water. Well, maybe… everyone knows what water is or what dance is, but this very fluidity makes tem intangible."
Reacções nacionais:
João Fiadeiro: "Foi o maior coreógrafo do século XX". "Foi um artista absolutamente central" na criação contemporânea, ao lado de John Cage na música e de Marcel Duchamp na pintura. Para Fiadeiro, estes três criadores constituem "um triângulo genial".

Rui Horta: Cunningham "foi um grande pioneiro do pós-modernismo e reposicionou o papel do corpo na dança. É uma grande perda para a dança". "É uma personagem incontornável da dança do século XX, como Bausch, Brown e Forsythe".

Olga Roriz: "uma figura incontornável na história da dança. Ensinou-nos um novo método de trabalho, uma nova maneira de ver, criar e viver a dança". "Foi um pedagogo e professor, deixou-nos a sua técnica, além da linguagem e tudo o que experimentou".

Sem comentários: